O Bruxismo e os Distúrbios Temporomandibulares (DTM) são condições que afetam milhões de pessoas, mas nem sempre são facilmente diagnosticadas.
Em entrevista ao Jornal Estado de Minas, o Dr. Roberto Gamarano, Dentista e Sócio Proprietário da Clínica Odontológica Santé citou um estudo da OMS que apontou que 40% dos brasileiros são acometidos pelo Bruxismo.
Muitas vezes, a dor e os sintomas do Bruxismo e da DTM podem ser confundidos com outros problemas de saúde, tornando o diagnóstico um verdadeiro desafio para médicos e dentistas.
Vamos abordar, aqui, os principais desafios no diagnóstico do Bruxismo e da DTM, a importância da equipe multidisciplinar no tratamento e como um profissional qualificado pode ajudar a identificar e tratar essas condições.
O que é Bruxismo e DTM?
O Bruxismo é o hábito inconsciente de ranger ou apertar os dentes, podendo ocorrer durante o sono ou mesmo enquanto a pessoa está acordada.
Já a DTM (Disfunção Temporomandibular) refere-se a um conjunto de problemas que afetam a articulação temporomandibular (ATM) e os músculos envolvidos na mastigação.
Por que o diagnóstico do Bruxismo e da DTM pode ser tão difícil?
A dores na cabeça e a dores orofaciais podem ter diversas causas. Dentro da medicina e da odontologia existem mais de 300 tipos diferentes de dores na cabeça.
Para se ter uma ideia, existem mais de 150 tipos de cefaleia ou dor DE cabeça, classificadas pela International Headache Society (IHS)
Além disso, podemos ter mais de 150 tipos de dores NA cabeça que não são cefaleias típicas. Elas que podem ser causadas por sinusite, problema nos olhos, inflamações do ouvido, problemas musculares, nevralgias, dores no pescoço, do de dente, bruxismo e a própria DTM.
Para dificultar mais o diagnóstico de Bruxismo e DTM existe um fenômeno chamado dor referida, onde a origem da dor está em um local, mas o paciente sente o incômodo em outra região.
Por exemplo, uma pessoa pode sentir dor no ouvido, mas a verdadeira causa pode estar na articulação temporomandibular (ATM) ou em um dente causando dor referida.A falta de conhecimento e a experiência profissional podem fazer com que situações de dor levem a diagnósticos errados e tratamentos inadequados por médicos e dentistas.er uma Prótese Protocolo fácil de limpar e fazemos orientações gerais de como limpar a prótese protocolo e dicas personalizadas para cada paciente.
O que é equipe multidisciplinar no diagnóstico da DTM e Bruxismo?
Devido à complexidade das dores orofaciais, dor de cabeça, enxaquecas e cefaleias, pode ser necessário para correto tratamento do Bruxismo e da DTM, um trabalho com outros profissionais de saúde além do dentista.
Quando falamos em equipe multidisciplinar estamos falando em uma abordagem na qual dentistas, fisioterapeutas, neurologistas, otorrinolaringologistas e oftalmologistas se comunicam e trabalham juntos para entender a real causa do problema e proporcionar o melhor tratamento para o paciente.
Um grande erro é acreditar que um único profissional, um único remédio ou um único tipo de tratamento pode resolver casos moderados, ou graves de Bruxismo e DTM.
Diagnóstico de Bruxismo e DTM na Santé.
Na Santé, o Dr. Roberto Gamarano, Dentista, Especialista em Prótese Dentária e Pós-graduado em DTM utiliza ferramentas importantes para auxiliar no diagnóstico do Bruxismo e da DTM.
Algumas abordagens incluem:
Questionário detalhado sobre a dor: Utilizamos um Questionário Específico de DTM e Bruxismo para entender a história da dor do paciente e detectar padrões que indiquem a causa do problema.
Testes de vitalidade dental: Determinam se o problema é realmente dentário ou se a dor tem outra origem.
Uso de anestesia para testes: Se houver dúvida sobre a origem da dor, é possível anestesiar um dente específico e observar se a dor desaparece. Caso contrário, o problema pode estar em outra região.
Exame clínico com palpação muscular: O dentista avalia manualmente os músculos da mastigação e da região cervical para identificar pontos de dor, tensão excessiva e possíveis disfunções musculares.
Auscultação da ATM: Com o auxílio de um estetoscópio ou por palpação, é possível detectar estalos, crepitações ou desvios no movimento da articulação temporomandibular (ATM), o que pode indicar alterações estruturais ou funcionais.
Exames de imagem (Ressonância e Tomografia da ATM): A ressonância magnética é essencial para avaliar discos articulares, estruturas moles e inflamações, enquanto a tomografia computadorizada permite visualizar alterações ósseas na articulação.
Placas de bruxismo para testes diagnósticos: O uso de uma placa oclusal por algumas semanas pode ajudar a verificar se há melhora nos sintomas, confirmando o envolvimento do bruxismo no quadro de dor.iente que próteses feitas pelo ser humano não são perfeitas como os dentes naturais.
A Pressa e a Automedicação podem atrapalhar o diagnóstico de Bruxismo e DTM.
Nem sempre é possível chegar a um diagnóstico imediato. Em alguns casos, é necessário aguardar um certo período para verificar a evolução ou regressão de sintomas, que podem permitir uma avaliação mais precisa.
Perigo da Automedicação: Um exemplo comum é quando paciente relata dor intensa em um dente ou alguma região da cabeça, mas está tomando muitos analgésicos e anti-inflamatórios por conta própria.
Esses medicamentos podem mascarar os sintomas e dificultar o diagnóstico do dentista no momento de realizar testes e exames clínicos para identificar a causa do problema.
Neste caso, aguardar um segundo momento para refazer os testes e o exame clínico pode ser determinante para o diagnóstico e tratamento do Bruxismo e DTM.
Por isso, procure sempre um profissional experiente, pois certamente ele irá considerar todos esses fatores antes de indicar qualquer tratamento agressivo.
Tratamentos para Bruxismo e DTM e Exemplos de trabalho Multidisciplinar:
O tratamento para Bruxismo e DTM pode variar conforme a gravidade e a peculiaridade de cada caso.
Algumas das abordagens incluem:
Placas de Bruxismo Personalizadas pelo Dentista: Protegem os dentes contra o desgaste causado pelo ranger noturno.
Fisioterapia e exercícios para a ATM: Ajudam a reduzir a tensão na musculatura da face.
Acompanhamento psicológico: Em casos relacionados ao estresse e ansiedade, a terapia pode ser um excelente complemento ao tratamento odontológico.
Acompanhamento psiquiátrico: Em situações de intensos problemas emocionais, o Bruxismo e a DTM certamente podem ser as consequências de uma saúde mental que não está saudável. Dessa forma, somente o trabalho em conjunto com o médico do paciente irá trazer o melhor resultado para o paciente.
Melhor Clínica para Bruxismo e DTM em BH
O diagnóstico do bruxismo e da DTM pode ser um grande desafio devido à ampla variedade de dores orofaciais, dores de cabeça e suas possíveis causas.
A Santé busca ser a melhor clínica para tratar Bruxismo e DTM em Belo Horizonte porque valoriza o trabalho multidisciplinar, aliado a uma avaliação clínica detalhada para identificar corretamente o problema e proporcionar um tratamento eficaz.
Se você sente dores na região da cabeça, maxilar ou apresenta sintomas de bruxismo, não espere a dor piorar!
Agende agora mesmo uma consulta na Clínica Odontológica Santé.
Nossa equipe está pronta para cuidar da sua saúde bucal e melhorar sua qualidade de vida!
Assista ao trecho do PodSorrir onde explicamos sobre Bruxismo e Dor de Cabeça
Encontre a Santé:
Endereço: Rua Martim de Carvalho, 723/603 – Santo Agostinho, Belo Horizonte, MG
Agende agora mesmo pelo WhatsApp: Clique que está a direito, no canto inferior da tela
Quem leu esse artigo também leu:
PodSorrir – Tudo sobre Bruxismo e DTM em Belo Horizonte
Medo de Dentista? Sedação com Óxido Nitroso
Tratar canal ou fazer implante dentário?
Preço Faceta de Resina em Belo Horizonteário?
Fique por dentro das novidades seguindo nossas redes sociais: