DTM e Bruxismo

Podemos considerar que a DTM é um grupo de doenças que acometem os músculos mastigatórios, a ATM e as estruturas adjacentes.

Dores e ATM

A Articulação Temporomandibular (ATM) é considerada a mais complexa do corpo humano devido à sua anatomia e ao conjunto de movimentos de rotação e translação que realiza para abrirmos e fecharmos a boca. Quando a ATM não está equilibrada temos a Disfunção Temporomandibular (DTM).

Os pacientes que têm Distúrbios na ATM costumam se queixar dos seguintes sintomas:

• Dores de ouvido;
  • Fortes dores de cabeça;
  • Dores ao mastigar alimentos ou bocejar;
  • Mandíbulas que saem do lugar ou ficam presas;
  • Desencaixe da mandíbula ao abrir e fechar a boca;
  • Mudanças na forma como os dentes superiores e inferiores se encaixam;
  • Sons articulares como estalidos e crepitação ao abrir e fechar a boca.

Bruxismo X DTM

O Bruxismo é uma desordem que se caracteriza pelo ranger ou apertar dos dentes durante o dia ou, mais comumente, durante o sono. Ele é causa comum de DTM, porém as causas do Bruxismo ainda não são totalmente compreendidas pela ciência.

As possíveis razões físicas e psicológicas para esse distúrbio podem incluir uma combinação desses fatores:

• Sensações de ansiedade, estresse, raiva, frustração ou tensão;
  • Distúrbios do sono;
  • Efeito colateral de alguns medicamentos antidepressivos;
  • Complicação de uma doença, tal como a doença de Huntington ou doença de Parkinson;
  • Tipo de personalidade: Ter um tipo de personalidade agressiva, competitiva ou hiperativa pode aumentar o risco de bruxismo;
  • Substâncias estimulantes: A nicotina do cigarro, álcool, cafeína e drogas também podem aumentar o risco de bruxismo;
  • Uso abusivo de medicamentos (analgésicos e anti-inflamatórios).

Tratamento de Bruxismo e DTM

Os principais objetivos do tratamento de bruxismo são reduzir a dor e evitar danos permanentes aos dentes e ATM.

Uma Placa para Bruxismo contribui muito para aliviar tensões forças na ATM e nos músculos mastigatórios. Existem muitos tipos diferentes delas, sendo que algumas se encaixam nos dentes superiores e outras nos dentes inferiores. Elas podem ser projetadas para manter a mandíbula em uma posição mais relaxada ou proporcionar alguma outra função.

A Placa é importante, mas não resolve todos os casos, o profissional experiente na área certamente irá associar técnicas e ajuda de outros profissionais para melhorar a qualidade de vida do paciente.

Para tal, podemos destacar:

• Aplicação de Laser terapêutico;
  • Uso de técnicas de agulhamento semelhante à Acupuntura;
  • Viscossuplementação;
  • Tratamento conjunto com Fisioterapeuta;
  • Tratamento conjunto com Neurologista;
  • Tratamento conjunto com Psiquiatra;
  • Tratamento conjunto com Médico do sono;
  • Melhorar a frequência das atividades físicas.