Botox para Bruxismo em Belo Horizonte – Riscos e Alertas

Você sabia que os tratamentos para Bruxismo e DTM apresentam altas taxas de sucesso quando conduzidos por profissionais que dominam a ciência e a prática clínica?

E outra informação importante: tratamentos conservadores e não invasivos e a cooperação do paciente são fundamentais para a melhora na qualidade de vida de quem sofre com Bruxismo e DTM.

A Clínica Odontológica Santé – Santo Agostinho – BH se destaca por oferecer tratamentos de alto padrão e tecnologia para seus pacientes. 

Quando se trata de Bruxismo e DTM, o Dr. Roberto Gamarano, cirurgião-dentista, especialista em Prótese Dentária e pós-graduado em DTM, ressalta a importância de iniciar com um tratamento conservador e muitas vezes multidisciplinar: envolvendo médicos, psiquiatras e fisioterapeutas, por exemplo.

Essa abordagem melhora significativamente a vida de quem sofre com Bruxismo e DTM e deve ser a primeira escolha antes de recorrermos a tratamentos invasivos, como cirurgias ou procedimentos que ainda não têm seus riscos e consequências totalmente esclarecidos pela ciência, como o caso do Botox.


O Bruxismo é um comportamento caracterizado pelo ato de ranger, apertar e até mesmo contrair a musculatura da mandíbula sem tocar os dentes. Sua principal causa está associada ao estresse e à ansiedade.

Já a DTM (Disfunção Temporomandibular) é um distúrbio que afeta a articulação temporomandibular (ATM), os músculos mastigatórios e estruturas associadas

As causas principais da DTM incluem sobrecarga muscular, problemas na mordida, traumas, artrite e o próprio Bruxismo.

Os sintomas da DTM:

  • Sensação de travamento da mandíbula.
  • Dor na mandíbula, têmporas, pescoço ou ouvidos;
  • Estalos ou crepitação na ATM;
  • Dificuldade ou limitação na abertura da boca;
  • Dor de cabeça frequente;

Botox com ciência para DTM e Bruxismo

Muitos profissionais indicam Botox para tratar o Bruxismo, mas existe um erro conceitual nessa indicação, isso porque a toxina botulínica não trata a causa do Bruxismo.

A ação do Botox se restringe à redução da força muscular, sem impedir o movimento involuntário.Para aplicar Botox, o profissional deve ter um conhecimento aprofundado sobre Bruxismo e DTM e não apenas utilizar o Botox porque trabalha com Harmonização Facial. Mas infelizmente, essa prática tem ocorrido com frequência, trazendo riscos potenciais para o paciente.


Riscos do Botox para DTM e Bruxismo

A toxina botulínica reduz a força muscular, mas não interrompe o movimento involuntário de ranger ou apertar os dentes. Ou seja, o paciente mantém o hábito, apenas com menos força.

Outro ponto crítico é que o efeito da toxina dura cerca de três meses, exigindo reaplicações constantes. 

O uso frequente do Botox para DTM e bruxismo pode causar fraqueza permanente no músculo masseter, essencial para a mastigação, levando a alterações estruturais na mandíbula ao longo dos anos.

O uso do Botox para tratar DTM pode trazer riscos a longo prazo, como:

  • Redução da força de mordida: A toxina relaxa os músculos mastigatórios, reduzindo a capacidade de mastigar uma carne, por exemplo.
  • Alterações na estrutura muscular: O uso prolongado pode modificar a composição das fibras musculares, comprometendo sua funcionalidade de forma irreversível.
  • Mudanças na densidade óssea: A falta de estímulo mecânico pode levar à reabsorção óssea, tornando a mandíbula mais fina e frágil.

Essas mudanças, especialmente as que resultam nas alterações ósseas, podem aumentar o risco de fraturas mandibulares, especialmente em pacientes que recebem aplicações frequentes e em altas doses. 

A redução da densidade óssea pode deixar a mandíbula mais suscetível a traumas leves, como mastigar alimentos mais duros. 

Por isso, é essencial que o uso da toxina seja bem indicado e monitorado por um profissional qualificado, já que a ciência ainda não tem dados suficientes para determinar todas as consequências e riscos do Botox para DTM e Bruxismo.



Quando usar o Botox em Bruxismo e DTM?

O Botox no tratamento da DTM

O Botox pode, sim, ser utilizado em casos específicos, mas somente como uma das últimas alternativas de casos graves, onde um ou vários profissionais tentaram, porém, o paciente não respondeu aos tratamentos conservadores.

A toxina botulínica pode ter um papel terapêutico em casos crônicos e refratários de DTM e Bruxismo severo. Além de relaxar a musculatura, a toxina atua nos neurotransmissores, reduzindo a sensação de dor. 

Tanto é que dentro da Medicina e Odontologia, existem protocolos para seu uso em enxaqueca crônica e neuralgia do trigêmeo.



1. O Botox é eficaz no tratamento do DTM e Bruxismo?

Embora reduza a força muscular e traga algum efeito em casos graves, o Botox não elimina o hábito de apertar ou ranger os dentes. 

Além disso, seus efeitos são temporários, durando cerca de três a quatro meses, exigindo reaplicações constantes.

2. Quais os principais riscos do Botox para DTM e Bruxismo?

O uso prolongado do Botox pode aumentar o risco de fratura mandibular, pois enfraquece os músculos mastigatórios e reduz o estímulo ósseo, levando à reabsorção óssea. 

Com o tempo, isso pode tornar a mandíbula mais fina e frágil, aumentando a chance de fraturas. Além disso, o paciente pode não conseguir mastigar alimentos mais duros, devido às alterações nas fibras musculares.

Mais estudos são necessários para entender melhor todas as consequências e riscos do uso do Botox para DTM e Bruxismo.

3. Quais são as alternativas ao Botox para tratar Bruxismo e DTM?

Na verdade, o Botox não deve ser utilizado para DTM e Bruxismo antes de tratamentos conservadores que incluem:

  • Uso de placas miorrelaxantes;
  • Técnicas de gerenciamento de estresse;
  • Terapias comportamentais;
  • Tratamento psicológico e/ou psiquiátrico.

Além dessas opções, podem ser recomendadas fisioterapia, medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, dependendo da gravidade da disfunção do paciente.


🏥 Encontre a Santé

A Clínica Odontológica Santé, localizada na Rua Martim de Carvalho, 723/603 – próximo ao cruzamento da Amazonas com Contorno, você encontra a Clínica Odontológica Santé.


📲 Fale com a Santé

Clique no botão do WhatsApp no canto inferior direito.


Quem leu esse artigo também leu:

Facebook
Instagram


Comparitlhe:

Artigos Relacionados