Lentes de Contato e Desgaste Dentário: mitos e verdades esclarecidos

Lentes de Contato e Desgaste Dentário – As lentes de contato são um avanço revolucionário na odontologia, ajudando milhares de pessoas a melhorar sua estética e autoestima. A paciente Maria Clara é um exemplo de sucesso, pois realizou o tratamento de lentes de porcelana para fechamento de diastemas, mudança de cor, mudança de  formato dos dentes e ficou extremamente feliz com o resultado estético alcançado.

O Dr. Roberto Gamarano, dentista e sócio proprietário da Clínica Odontológica Santé, situada no bairro Santo Agostinho em BH, ressalta que, embora as lentes de contato sejam amplamente procuradas atualmente, existem dúvidas compreensíveis sobre o procedimento, especialmente por conta da influência de celebridades nas redes sociais.

Lentes de Contato e Desgaste Dentário

DESMISTIFICANDO MITOS E DESTACANDO VERDADES SOBRE AS LENTES DE CONTATO:

O desgaste dentário é necessário para a colocação das lentes.

Verdade: Em casos raros o desgaste é inexistente. Porém na grande maioria dos casos esse desgaste é mínimo e milimétricos, uma vez que as lentes são extremamente finas e possuem espessura média de  0,3 a 0,6 mm. “Casos de desgaste exagerado são geralmente causados por problemas pré-existentes, como manchas intensas, cáries e fraturas dentárias e nesses casos os tratamentos são na verdade facetas e coroas de porcelana que apresentam maior espessura de material para restaurar a estrutura que já foi perdida no passado” Explica o Dr. Roberto.

Lentes e facetas são coisas diferentes.

Verdade: Lentes são feitas de finas camadas de porcelana, enquanto facetas possuem uma espessura maior e podem ser feitas de resina ou porcelana. O desgaste, espessura e material adequados variam de pessoa para pessoa e devem ser avaliados por um especialista para determinar a melhor opção para cada paciente.

Lentes de contato corrigem dentes fraturados e lascados.

Verdade: As lentes de contato são comumente usadas para reparar pequenas imperfeições de cor, formato e harmonia dentária.

Não existem restrições para o uso de lentes de contato.

Mito: Embora teoricamente qualquer pessoa possa realizar esse tratamento, um profissional ético pode indicar alternativas mais simples e de menor custo financeiro para o paciente dependendo da sua individualidade. Além disso pacientes com graves problemas de gengiva e bruxismo precisam de atenção especial para realizar as lentes.

Lentes de contato possuem alta durabilidade.

Verdade: Quando colocadas por profissionais capacitados, as lentes de contato podem durar por um prazo indeterminado, superando 10 ou até 15 anos em boca. É importante ressaltar que elas requerem manutenção periódica, assim como qualquer outro tratamento odontológico, e pacientes com bruxismo devem usar placa de bruxismo.

“Quando confeccionadas por um profissional experiente, as lentes de contato podem elevar a autoestima do paciente e resolver problemas dentários que afetam negativamente a qualidade de vida”, afirma o Dr. Roberto.

Fonte: Dr. Roberto Gamarano – Dentista e Sócio-proprietário da Clínica Odontológica Santé – Santo Agostinho/Belo Horizonte – http://www.clinicaodontologicasante.com.br

Quem leu este artigo leu também?

Facetas de Resina: O desgaste do dente é realmente necessário?

Prótese Protocolo

Dentadura e a Perda de Dentes

Facetas de Resina em Dentes Conóides e Diastemas

Clareamento Dental

Fique por dentro das novidades seguindo nossas redes sociais:

Facebook
Instagram

Comparitlhe:

Artigos Relacionados