Desafios de quem perdeu muitos dentes e usa a dentadura inferior.
A perda dos dentes causa inúmeros problemas físicos e emocionais para os nossos pacientes, principalmente para as pessoas que utilizam próteses removíveis como o roach, a prótese flexível (flexitys) e a temida dentadura, principalmente a dentadura inferior ou “dentadura de baixo”.
Quem usa dentadura inferior relata dificuldade de mastigar, falar, dores na articulação e machucados na gengiva.
Além disso, as dores emocionais podem ser ainda piores: muitos usuários da dentadura inferior relatam baixa autoestima e chegam a evitar conversas no trabalho, com os amigos, perdem momentos de lazer e até mesmo sofrem em relacionamentos afetivos.
Felizmente, quem está na Grande BH pode contar com a Clínica Odontológica Santé – próxima do cruzamento das avenidas Amazonas e Contorno.
O Dr. Roberto Gamarano, Especialista em Prótese Dentária e sócio proprietário da Santé, destaca:
“Os pacientes que usam dentadura na parte de baixo são os que mais sofrem porque é uma prótese frouxa, que incomoda, que machuca muito, porém hoje, eles podem ficar livres da dentadura inferior com Protocolo Inferior.
A Prótese Protocolo Inferior é uma prótese fixa por implantes dentários que não sai da boca. Ela restaura a mastigação e a confiança dos usuários da dentadura de baixo.
O que fazer para acostumar com a Dentadura Inferior?
A dentadura inferior é considerada pela maioria dos pacientes como o pior tipo de prótese:
“Doutor, eu fiz a dentadura inferior em outro dentista e está mal feita”
“Doutor a dentadura de baixo que o primeiro dentista fez era muito melhor”
“Doutor, a dentadura inferior solta quando eu falo, não consigo beijar na boca”
Essas são algumas falas comuns de quem usa dentadura inferior, porém, por mais que o dentista se esforce para fazer uma boa prótese, muitos pacientes simplesmente não acostumam para falar e mastigar, mesmo usando pastas fixadoras (Corega, Fixodent, Dentalfix, etc).
É comum o paciente relatar que a primeira dentadura inferior era melhor que a dentadura nova. Isso porque o uso da dentadura de baixo ao longo do tempo promove perda óssea, o osso perde volume e isso dificulta a firmeza da nova dentadura inferior.
Diferenças entre o osso da maxila e da mandíbula
Para entender um pouco sobre a Prótese Protocolo é importante entender que existem diferenças entre o osso da parte de cima (maxila) e o osso da parte de baixo (mandíbula).
A maxila, localizada na parte superior, tem uma densidade menor, sendo mais “porosa”. Ela perde osso e volume com mais facilidade do que a parte de baixo, e, por isso, dificulta a instalação de implantes dentários para Protocolo.
Por outro lado, a mandíbula, na parte inferior, possui uma composição de osso mais denso e resistente. Por isso a cirurgia para instalar implantes e a Prótese Protocolo Inferior tende a ser mais simples que a parte superior.
Alerta do Dr. Roberto:
“Existem cuidados para livrar o paciente da dentadura de baixo e instalar a Prótese Protocolo Inferior.
Durante a cirurgia, existe o risco do implante dentário danificar o nervo alveolar inferior e o paciente desenvolver uma parestesia (sensação de dormência temporária ou permanente na face).
Os riscos da cirurgia de Prótese Protocolo são reduzidos com o pedido e estudo da tomografia computadorizada pelo dentista.
Além disso, aqui na Santé, a cirurgia é sempre executada por um Especialista em Implantes Dentários.” Afirma o Dr. Roberto Gamarano.”
A Dentadura Inferior X Dentadura Superior
Muitos pacientes que perderam todos os dentes se adaptam mais facilmente à dentadura superior devido à sua estabilidade e “pressão” proporcionada pelo contato da dentadura de cima com o “céu da boca”.
Quase sempre, a dentadura inferior causa muito mais insatisfação para o paciente quando comparada com a dentadura superior. Isso devido à mobilidade da língua e à menor superfície de contato do osso da parte de baixo (mandíbula) para estabilizar a dentadura inferior.
A Prótese Protocolo Inferior entra como uma solução eficaz e definitiva para resolver os problemas da dentadura inferior.
A Clínica Odontológica Santé é destaque em Belo Horizonte por dominar a de Técnica Protocolo All On Four com Carga Imediata, que permite confeccionar a Dentadura Fixa (Protocolo) em poucos dias.
Carga Imediata: Em cerca de 40 a 60 minutos e com o conforto da sedação, nosso Especialista em Implantodontia, consegue extrair todos os dentes, ao mesmo tempo, e instalar os implantes dentários na mesma cirurgia.
Perda Óssea e Dentadura Inferior Frouxa? O Osso Mandibular
é surpreendente.
Pacientes que usam dentadura inferior por muitos anos tem muito medo da perda óssea impossibilitar o tratamento de recuperar os dentes fixos com a Protocolo Inferior.
O osso mandibular (arcada inferior) tem um formato que deixa a dentadura inferior frouxa na boca, mas raramente precisamos de enxertos e cirurgias complexas para fixar os implantes da Protocolo Inferior.
A arcada inferior apresenta um tipo de osso de boa qualidade e dureza para instalar implantes e permitir uma rápida fixação da Dentadura Fixa ou Prótese Protocolo.
Na Protocolo Superior é mais difícil de fixar Implantes Dentários?
Alguns profissionais ainda utilizam a Técnica Convencional Branemark, com isso realizam com maior frequência: enxerto ósseo, mais de uma cirurgia e longos meses de espera para livrar o paciente da dentadura superior.
Mas fique tranquilo: mesmo que você tenha uma perda óssea na parte superior, A Santé domina Técnica All On Four no osso maxilar e evitamos enxertos na grande maioria dos casos.
Em casos de perda óssea avançada (atrofia da maxila), geralmente em quem perdeu os dentes na juventude e usa dentadura superior por muitos anos ou décadas, indicamos a técnica de Protocolo com Implante Zigomático.
Perdeu ou vai perder todos os dentes? Priorize a Protocolo Inferior e fuja da Dentadura de baixo.
O Dr. Roberto aconselha o paciente que perdeu ou vai perder todos os dentes, sempre que possível, procure realizar a Prótese Protocolo Inferior e Superior ao mesmo tempo: “Protocolo Duplo”.
Entretanto, em caso de dificuldades com o preço do Protocolo Duplo, o meu conselho é que o paciente inicie pela Prótese Protocolo Inferior.
“Às vezes o paciente deseja priorizar a arcada superior, porém se os dentes inferiores não têm recuperação ou o paciente já sofre com dentadura inferior, nós indicamos a Protocolo Inferior em um primeiro momento.
Se um paciente perdeu ou vai perder todos os dentes, ele se adapta melhor com a Protocolo Inferior em conjunto da Dentadura Superior. Porém, se ele realizar um Protocolo Superior com uma Dentadura Inferior, ele pode ficar muito insatisfeito.”, aconselha o Dr. Roberto.
Vantagens da Técnica de Protocolo Inferior All-on-Four com Carga Imediata para Dentadura Fixa Inferior
A Técnica de Protocolo All-on-Four revolucionou a Odontologia. Ela permite que os pacientes recuperem os dentes fixos em poucos dias após a instalação de Implantes Dentários, mesmo que o paciente tenha que extrair todos dentes da boca.
Muitos dos pacientes chegam à Santé insatisfeitos com a dentadura inferior ou com medo de usar dentadura de baixo porque escutaram de familiares e amigos que é a pior “coisa” do mundo:
“E eles têm razão! Na Santé, buscamos ser a melhor clínica de Protocolo em Belo Horizonte. Os pacientes conseguem se livrar da dentadura, recuperam a autoestima e retornam ao convívio social por meio de um tratamento rápido e humanizado.
E o melhor: sem ter que usar dentadura por vários meses ou mais de um ano.”, afirma o Dr Roberto Gamarano.”
O Arenilton sempre escutou do seu pai que a dentadura inferior era a pior “coisa” do mundo. Aqui na Santé realizamos Facetas de Resina na arcada superior e na parte inferior realizamos extrações de todos os dentes que estavam sem recuperação devido à perda óssea dos dentes.
Instalamos a Prótese Protocolo Inferior em poucos dias. Ao contrário do seu pai, que sofreu com dentadura inferior, o Arenilton não precisou usar dentadura de baixo em momento algum da sua vida.
Melhor clínica de Prótese Protocolo em Belo Horizonte
A Clínica Odontológica Santé conta com uma equipe de especialistas, utiliza implantes Neodent, marca alta qualidade e opções de sedação médica ou óxido nitroso para uma cirurgia sem dor, confortável e até “dormindo”.
Em quase 100% das cirurgias conseguimos utilizar a técnica de Carga Imediata para instalar a Prótese Protocolo Inferior e obter os dentes fixos em poucos dias.
Com a Prótese Protocolo Inferior, centenas de pacientes em Belo Horizonte já sorriem com confiança e rapidez sem usar dentadura inferior após cirurgias de extrair todos os dentes e implantes dentários.
Buscamos ser a melhor clínica de Prótese Protocolo em Belo Horizonte através do compromisso com a qualidade e o cuidado humanizado, nossos pacientes fazem parte da Família Santé.
A Lucrécia abandonou e dentadura inferior com a Protocolo e voltou a comer pururuca e torresmo.
Encontre e Fale com Santé:
Localizada na Rua Martim de Carvalho, 723/603 – próximo ao cruzamento da Amazonas com Contorno, você encontra a Clínica Odontológica Santé.
Fale a nossa equipe: Clique no botão do WhatsApp no canto inferior direito.
Vídeo: Tudo sobre Dentadura de Baixo e Protocolo Inferior:
Quem leu esse texto também leu:
Na busca de preço de Protocolo em BH, ela fez 27 orçamentos de Protocolo e escolheu a Santé.
All On Four – A melhor técnica de Prótese Protocolo para não usar dentadura em Belo Horizonte.
Durabilidade da Prótese Protocolo?
Como Limpar a Prótese Protocolo?
Idosos também podem realizar Prótese Protocolo e Implantes Dentários?
Medo de Dentista? Sedação com Óxido Nitroso: Implantes e consultas sem dor.
Fique por dentro das novidades seguindo nossas redes sociais: