Dicas Incríveis para você realizar seu Implante dentário em Belo Horizonte
A Clínica Odontológica Santé, localizada no bairro Santo Agostinho em Belo Horizonte, é referência em Implantes Dentários e Prótese Protocolo em BH.
O Dr. Roberto Gamarano é sócio proprietário da Santé e especialista em Prótese Dentária e nesse artigo, vamos responder às principais dúvidas dos nossos pacientes.
1) Do que é feito o Implante Dentário?
O “parafuso” do implante dentário pode ser feito de titânio (metal) ou zircônia (cerâmica). O titânio, por exemplo, é usado na medicina desde 1940, principalmente na ortopedia, quando o paciente precisa de alguma prótese.
Na Odontologia, os melhores fabricantes de implantes tratam a superfície do “parafuso” para aumentar a adesão ao osso e, ao mesmo tempo, diminuir o tempo de integração e cicatrização no organismo.
O titânio e a zircônia não sofrem desgastes dentro do osso e não geram nenhum tipo de rejeição.
A rejeição ocorre quando nosso organismo desconhece alguma substância como um corpo estranho e inicia um ataque contra tal substância. Entretanto, isso não acontece com o titânio e a zircônia, e, portanto, o Implante dentário é classificado biocompatível.
2) Qual é o tamanho de um implante dentário?
O tamanho de um implante dentário pode variar, mas tem geralmente entre 3,5 e 5,5 mm de diâmetro e 6 a 16 mm de comprimento, dependendo da necessidade do paciente e da anatomia óssea.
O implante zigomático é um implante especial que mede entre 32 a 60mm de comprimento. Esse tipo de implante com a técnica Protocolo All On Four com Implante Zigomático evita enxertos ósseos em pacientes que perderam todos os dentes superiores e tem muita perda óssea e recupera os dentes fixos desses pacientes em poucos dias.
3) O implante dentário sofre rejeição?
O implante dentário é biocompatível. A biocompatibilidade é importância na área da saúde, especialmente no desenvolvimento dos implantes dentários. A utilização de materiais biocompatíveis garante que esses produtos sejam seguros para uso em seres humanos, reduzindo riscos de complicações e reações adversas. Portanto, o implante dentário não sofre ataque do nosso sistema imunológico, o que caracterizaria uma rejeição.
Entretanto, o implante pode ser perdido principalmente por infecções e reações inflamatórias desencadeadas principalmente por esses motivos:
- Inflamação bacteriana no pós-operatório por bactérias resistentes, ou pelo fato do paciente não tomar a medicação corretamente e não seguir os cuidados pré e pós-operatórios
- Tabagismo: o cigarro aumenta a chance de perder implantes
- Diabetes descontrolada favorece a perda do implante dentário.
- Má higienização causa perda óssea ao redor do implante dentário e por levar a perda do mesmo.
- Genética: Pacientes que perderam os dentes devido à perda óssea, que tem um alto componente de herança genética, devem ter um cuidado redobrado com higienização para evitar a perda óssea ao redor dos implantes dentários.
Dica do Dr. Roberto: “Não se preocupe só com o preço do Implante Dentário em BH. Se preocupe também em ter boa saúde, não fume e tenha uma boa higienização. Escolha uma clínica ética, responsável e trabalhe com bons materiais e profissionais e dificilmente você terá problemas. Em geral, o implante dentário apresenta alta taxa de sucesso, um estudo de 2014 que acompanhou 4316 pacientes que receberam 13147 implantes durante 8 anos, observou-se uma taxa de sucesso de 97% dos implantes dentários.

4) Ficarei sem os dentes durante o tratamento de implante dentário?
Antes de realizar o implante dentário realizamos um planejamento personalizado para cada paciente. E uma das maiores preocupações do paciente é ficar sem os dentes, principalmente os dentes da frente.
Para que o paciente não sofra sem os dentes, um dentista responsável deve solicitar uma tomografia para visualizar o tamanho e formato real do osso do paciente.
Se a qualidade e quantidade de osso do paciente permitir, o paciente pode receber técnicas de carga imediata e recuperar os dentes fixos em poucos dias.
Se não for possível, o paciente terá que usar uma prótese removível, até a cicatrização dos implantes dentários.
5) O implante dentário causa dor?
A colocação de um implante dentário é um procedimento cirúrgico que, graças às técnicas modernas de anestesia, é indolor. O desconforto pós-operatório da cicatrização pode ser controlado com medicação e principalmente com a cooperação do paciente em relação aos cuidados pré e pós-operatórios (repouso, evitar alimentos duros e quentes, fazer compressa com gelo, dentre outras recomendações)
Aqui na Santé, os pacientes que têm ansiedade e medo de dentista contam com técnicas avançadas e modernas de sedação para vencer traumas do passado de uma odontologia que era mais agressiva e realizam sua cirurgia com muito mais conforto.
Sedação médica para Implante Dentário: Na sedação médica, os implantes dentários são realizados pelo especialista em implantes em parceria com um médico anestesista que realiza a sedação dentro do consultório. O paciente faz a cirurgia praticamente “dormindo”
Sedação com óxido nitroso para Implante Dentário: É uma técnica na qual o paciente inala uma mistura de oxigênio e óxido nitroso. O paciente geralmente não dorme, durante o procedimento ele sente uma sensação de relaxamento e analgesia (diminuição de sensibilidade à dor). Após o término da cirurgia de implante dentário o paciente rapidamente se recupera, sugerimos que ele não dirija, mas ele pode ir embora da clínica sem nenhum problema após a Sedação com o Óxido Nitroso.
6) É necessário internação para fazer o procedimento de implante dentário? Idosos podem fazer Implantes dentários?
A maioria dos procedimentos de implante dentário é realizada em ambiente ambulatorial, sob anestesia local, sem a necessidade de internação.
Se o paciente tiver um histórico de saúde com sérias doenças e internações, principalmente em situações de problemas cardíacos, pode ser necessária uma cirurgia em ambiente hospitalar, e pode ter a sedação com um médico anestesista durante o procedimento.
A idade não impede o paciente de realizar implantes dentários e prótese protocolo. Clique aqui e saiba como cuidamos de você.
7) Fumantes e diabéticos podem fazer implante dentário?
Os implantes dentários apresentam uma alta taxa de sucesso. Um estudo que acompanhou durante 8 anos 4316 pacientes que receberam 13.147 implantes dentários. Ao final desses 8 anos, o estudo constatou uma taxa de sucesso de 97% dos implantes dentários realizados.
Mesmo com esse sucesso, o paciente precisa entender que a diabetes descompensada e o cigarro são inimigos da durabilidade dos implantes dentários.
Diabetes e Implante dentário: Para fazer qualquer cirurgia de implante verificamos, na Santé, a glicemia em jejum e a hemoglobina glicada do paciente. Dependendo do resultado o paciente pode ser encaminhado para o médico para adequar o quadro de saúde e adiamos o implante. Em casos de pacientes com a diabetes descontrolada realizamos apenas cirurgias emergências, exemplo: extração de dentes infeccionados com antibioticoterapia pré-operatória.
Diabetes descontrolada: o alto nível de glicose facilita a proliferação de microorganismos e leva a infecção bacteriana, dificulta a ação das células de defesa e dificulta a cicatrização. Com isso o paciente pode perder o implante em curto espaço de tempo.
Cigarro e Implante dentário: Conversamos muito com nossos pacientes sobre o risco do cigarro encurtar a vida útil dos implantes dentários. O cigarro reduz a circulação sanguínea no osso do paciente que está ao redor do implante, isso prejudica a capacidade organismo de combater infecções bacterianas. Dessa forma, o paciente pode perder o implante dentário pelo tabagismo.
8) Qualquer dentista pode fazer um implante dentário?
A responsabilidade e a habilidade de realizar um implante numa área estética de dente da frente com enxerto ósseo e gengival. A dificuldade de uma cirurgia complexa de Prótese Protocolo All On Four Com Carga Imediata, na qual o dentista extrai todos dentes condenados, realiza implantes ao mesmo tempo, e instala os dentes fixos em poucos dias. São situações que nos mostram que não é qualquer dentista que pode realizar implantes dentários em alto nível.
A Santé não economiza na sua saúde e na sua segurança e prioriza que as nossas cirurgias sejam feitas por especialistas.
Dessa maneira, os pacientes têm uma experiência de menos dor durante a cirurgia, além de resultados funcionais e estéticos satisfatórios.
9) Após perder um dente, devo fazer o procedimento de implante dentário em quanto tempo?
Idealmente, o procedimento de implante dentário deve ser realizado a partir de 60 a 90 dias após a perda do dente para evitar a reabsorção óssea e não precisar realizar enxertos ósseos complexos.
Dependendo da situação podemos inclusive optar por técnicas de carga imediata, que são técnicas que permitem instalar implantes na mesma cirurgia, logo após a extração dos dentes e até mesmo confeccionar dentes fixos sobre esse implante na no mesmo dia, ou em poucos dias.
Mas isso depende de cada caso, e de uma análise responsável na consulta de avaliação clínica e na análise da tomografia do paciente.
Na Santé realizamos tomografia antes de todas as cirurgias de implante dentário. A tomografia, além de aumentar a segurança da cirurgia, também fornece informações sobre as chances de realizar técnicas de carga imediata. “Desconfie, se o seu dentista não pede esse tipo de exame.” Alerta o Dr. Roberto Gamarano.
10) E se eu não quiser fazer o implante dentário? Consequências da perda dentária e não realizar implantes.
As consequências da ausência de um único dente podem abalar a arcada e os dentes vizinhos do paciente: os dentes podem entortar e acumular alimentos que geram cárie e inflamação na gengiva.
Quando o paciente perde uma quantidade maior de dentes, ele pode sofrer um grande desconforto funcional para falar e mastigar.
Porém, o desconforto emocional de não conseguir se relacionar com amigos, colegas de trabalho e ter problemas em relacionamentos conjugais por baixa autoestima pode ser ainda pior na vida do paciente.

11) Implante dentário é muito caro?
A verdade é que perder o sorriso também pode ser muito caro na felicidade e nas conquistas pessoais de cada paciente. Um estudo realizado pelo King’s College de Londres apontou que, nas relações interpessoais, o bom estado dentário transmite sensações de confiança e inteligência. E que isso tende a ser um fator positivo em entrevistas de emprego e para o progresso na carreira.
Dica do Dr. Roberto: “Procure uma clínica confiável, encare os problemas. Aqui na Santé tentamos dividir o tratamento em etapas e implantar não só implantes mas também uma mentalidade preventiva para pacientes acumularem sorrisos e não problemas. Infelizmente, dependendo do tempo de abandono do paciente pode sim ter um custo financeiro maior do que o esperado pelo acúmulo de necessidades. Um dente que evoluiu para tratamento de canal muitas vezes vem de uma cárie estava a mais de um ano silenciosa, porém quando foi e se torna canal o problema pode ter um curso até 10x mais alto para recuperar o dente com canal e coroa de porcelana do que antes de doer e ser apenas uma restauração.”
Quer evitar dor de dente e prefere dentistas com melhores preços? Descubra como evitar a Cárie dentária clicando AQUI.
12) Como escolher o melhor dentista para Implante Dentário em Belo Horizonte?
Observe a reputação da clínica, as avaliações do Google são um ótimo recurso nos dias de hoje, bem como as provas sociais em aplicativos como o Instagram e Facebook.
Observe as credenciais dos profissionais e se está a muitos anos no mercado com clientes satisfeitos.
Não coloque preço em primeiro lugar. Visite a clínica e perceba o capricho, a higiene e se sentir confiança se esforce para tratar no local que confiou.
A Santé tem se destacado implantes dentários e prótese protocolo em BH por ser um lugar confiável, que entrega qualidade e atendimento humanizado para seus pacientes.
Clique no botão do WhatsApp do lado direito e agende sua avaliação para recuperar seu sorriso com os implantes dentários.
Se você busca implantes dentários em uma clínica odontológica com atendimento humanizado, você chegou no lugar certo:
“Os melhores materiais
Os melhores profissionais
A melhor técnica”
Isso tudo acima é nossa obrigação, mas, além disso: a confiança e o carinho você só vai sentir fazendo parte da FAMÍLIA SANTÉ. 😉
Converse com nossa equipe clicando no botão do WhatsApp:
#contecomaSanté💙
No vídeo abaixo o Dr. Roberto Gamarano fala mais sobre o assunto, no nosso canal você tem melhores dicas sobre implantes dentários:
A Maria Leide perdeu 6 implantes que estavam mal posicionados e inflamados e em poucos dias conseguimos libertar a paciente do problema com os melhores materiais e melhores profissionais:
Assista – Maria Leide no Instagram
Quem leu esse artigo também viu:
Qual o preço do implante dentário em Belo Horizonte?
Por que trocar sua prótese móvel por uma prótese fixa em implantes dentários?
Transformação Estética e Funcional
Implantes dentários e Prótese Protocolo sem Enxertos Ósseos
Fique por dentro das novidades seguindo nossas redes sociais: