O terceiro molar, popularmente conhecido como dente siso, é um dos dentes que mais causam problemas bucais. Ele está associado com muitas dores, inchaços na boca e, em casos mais avançados, a danos do dente vizinho.
Confira a lista das algumas curiosidades mais comuns:
- Quem já extraiu um siso precisa tirar todos os outros?
Mito: Nem sempre é necessário extrair todos os sisos. A extração deve acontecer quando o dente se encontra em uma posição em que não há espaço para sua erupção ou quando está presente em boca, mas sua posição impossibilita uma boa higienização.
- O siso sempre causa dor quando está nascendo?
Mito: se tiver numa área favorável e que tenha espaço para nascer, não vai causar dor ao paciente.
- Sisos podem atrapalhar o alinhamento dos outros dentes?
Mito: um dente não tem o potencial de empurrar os demais. O desalinhamento pode ser causado pela forma que se usa a boca e também pelo pouco espaço entre os dentes para acomodá-los na arcada. Porém, a extração do siso é comumente indicada para ganho de espaço na arcada e favorecer o tratamento de aparelho dentário.
- É possível nunca nascer os sisos ou apenas alguns?
Verdade: pode acontecer de o indivíduo não ter os germes dos dentes ou o siso estar numa disposição que impossibilite a sua erupção. Essa segunda situação pode trazer problemas para o paciente e o dentista deve avaliar se é prudente ou não realizar a extração.
- Todo mundo que tem dente do siso precisa tirá-lo?
Mito: se a arcada dentária tem espaço suficiente e a posição que o siso apresenta em boca permite uma boa higienização, a extração não será necessária.
- É possível saber antes mesmo do dente nascer se a pessoa precisa extrair o siso?
Verdade: através de radiografias sabe-se se a pessoa possui ou não os germes dos dentes e se está no lugar favorável para sua erupção. A partir dos 16 anos recomenda-se avaliar o siso com o dentista. Nessa idade a cirurgia de extração tende a ser um pouco mais simples pelo estágio de desenvolvimento ósseo e das raízes do dente.
- Quem extrai um dos dentes do siso precisará extrair os outros?
Mito: Porém, quando se faz a extração do lado superior esquerdo, por exemplo, recomenda-se retirar o siso inferior do mesmo lado para evitar a extrusão do dente antagonista.
- Depois de retirar o dente do siso é preciso fazer repouso?
Verdade: dependendo da posição do dente e do trauma cirúrgico, uns tem que ficar mais tempo e outros menos tempo de repouso.
- É preciso esperar os dentes sisos nascerem para retirá-los?
Mito: Recomenda-se avaliar se é necessário extrair os sisos a partir dos 16 anos, independente dele estar visível em boca. É possível realizar a extração com eles inclusos. Muitas vezes o dente nunca vai nascer completamente por estar preso no dente vizinho e no osso, porém, mesmo sem erupcionar completamente o siso pode causar problemas como: cáries, perda óssea e reabsorção radicular do dente vizinho.
O Dr. Frederico Esteves de Oliveira é pós graduado em cirurgia Oral Menor e realiza as extrações de Siso na Clínica Odontológica Santé, ele sempre recomenda planejar a extração de siso nas férias, vésperas de final de semana e feriados, afinal, é uma situação muito chata ser pego de surpresa com uma dor de dente causada pelo siso e perder compromissos importantes em decorrência de algo que pode ser feito, na maioria das vezes, de forma simples no consultório do seu dentista de confiança.
#denteciso #dentesiso #dordedente #terceiromolar #dentistaNoSantoAgostinho