O fio dental ainda é uma etapa da higiene oral não realizada por muitos pacientes. Mas a verdade é que sem ele a limpeza não está completa. É parte fundamental da higiene, indispensável na remoção da placa de bacteriana localizada e acumulada entre os dentes perto da gengiva.
Quantas vezes ao dia devemos utilizar?
Desde que a técnica esteja correta, uma ou duas vezes são suficientes para manter a saúde dos dentes e gengiva. Preferencialmente, antes da última escovação recomendamos que o fio dental seja utilizado com muita atenção. Isso porque fluxo salivar que nos garante uma auto limpeza diminui quando dormimos.
Passar o fio além dos dentes.
O fio dental não serve apenas para remover aquele “restinho” de comida que ficou preso entre os dentes. Lembramos que o fio deve ser passando entre todos os dentes e ser esfregado para cima e para baixo de forma a penetrar um pouco na gengiva imitando o movimento de “polimento de sapato”.
Lembramos que a doenças gengivais e a cárie dentárias podem progredir lentamente e sem causar dor, portanto, além de uma boa escovação com o uso correto do fio dental é primordial a limpeza periódica com o seu dentista de confiança para garantir sua saúde bucal.
Agende agora mesmo uma limpeza na Clínica Odontológica Santé, localizada no bairro Santo Agostinho, temos uma equipe preparada para cuidar da sua saúde oral.
#cárie #doençaPeriodontal #saúdeBucal #higieneOral #DorDeDente #Limpeza #Dentista #Profilaxia #SangramentoGengiva #MauHálito