Rejeição e Implante Dentário? O que Você Precisa Saber sobre a perda do implante dental.

A Clínica Odontológica Santé busca ser constantemente a melhor clínica de implantes dentários de Belo Horizonte.

O Dr. Roberto Gamarano, Especialista em Prótese Dentário, Sócio-Proprietário, Responsável Técnico da Santé e afirma: “A Santé se orgulha em apresentar uma taxa de sucesso acima de 98% de sucesso em implantes ao longo de quase 10 anos de sua existência”.

Vamos entender, agora, o que realmente acontece quando um implante dentário não dá certo e por que isso não deve te assustar.

Antes de entrar nas dúvidas mais comuns sobre problemas com implantes dentários, vamos esclarecer um mal-entendido comum. Muitas vezes o paciente utiliza o termo “rejeição de implante”, mas essa nomenclatura, embora não faça diferença no tratamento, não é tecnicamente correta

A rejeição, dentro da medicina e da biologia, diz respeito a uma reação do nosso próprio organismo através de nossas células de defesa contra um corpo estranho. E isso não acontece com o implante dentário. 

Os implantes são feitos de titânio, um material amplamente utilizado na Medicina e na Odontologia a mais de 70 anos e que nosso corpo aceita muito bem. 

Por isso falamos que o implante de titânio é biocompatível, ele se adere ao osso por meio de um processo que chamamos de Osseointegração.

Portanto, é mais adequado utilizar o termo “perda do implante dentário” ao invés de “rejeição do implante dentário”.

Perda do Implante Dentário – Sintomas “rejeição” do Implante

O que o paciente costuma sentir quando um Implante Dentário está perdido?

Os sinais mais comuns incluem dor ou incômodo persistente na região, inchaço ao redor do implante e mobilidade (o implante fica “bambo”).

É importante manter a tranquilidade e agendar uma avaliação imediatamente, o implante pode estar perdido, porém, muitas vezes pode ser um alarme falso.

O paciente pode ter perda óssea progressiva do osso ao redor dos implantes sem sintomas clínicos, principalmente indivíduos com histórico de sangramento gengival, perda óssea e periodontite.

 Por isso visitas periódicas para limpeza e manutenção da saúde bucal são muito importantes.

Perda do Implante dentário – Causas da rejeição do implante dentário

Existem vários fatores que podem gerar problemas no implante dentário, incluindo:

Saúde geral do paciente
Tabagismo
Qualidade óssea insuficiente

Bruxismo

Rejeição implante dentário Belo Horizonte

Na Santé, avaliamos cuidadosamente todos esses fatores antes de agendar uma cirurgia de implantes dentários. Um bom planejamento minimiza riscos.

Os cuidados pós-operatórios nos dias seguintes a cirurgia exigem muitas cooperação do paciente.

O cigarro é um inimigo do implante dentário. Pacientes que fumam podem perder um implante ao longo dos anos após a cicatrização e finalização do tratamento. Mas o fumar logo após a cirurgia aumenta muito um risco de infecção e perda imediata do implante.

Aproximadamente, durante 7 a 15 dias após a cirurgia, o paciente não deve mastigar coisas duras e quentes. Deve também evitar atividades físicas intensas, tomar sol, cozinhar e permanecer em ambientes com temperatura alta.

Além disso, deve tomar corretamente a medicação de antibióticos e anti-inflamatórios prescritas pelo dentista e realizar a higienização adequada.

De maneira geral, quando o paciente não segue essas orientações, a perda do implante acontece porque esses fatores acima atrapalham a cicatrização do organismo e favorecimento de proliferação de bactérias e vão fazer a região infeccionar e não vão permitir a Osseointegração.

Por que o Implante dentário que está cicatrizado se perde depois de alguns meses ou anos após a finalização do tratamento?

Os pacientes costumam acreditar que o titânio do implante dentário, por ser um metal resistente, dura a vida toda. 

Mas não é bem assim!!! Os implantes são inseridos dentro do osso e gengiva, que são tecidos vivos, sujeitos a doenças, inflamações causadas por bactérias, forças mecânicas, falta de higienização e tendências genéticas do paciente.

Fatores que geram perda de implante após cicatrizado e osseointegrado:


1) Implantes Dentários e Diabetes descontrolada

Um paciente com diabetes descontrolada não pode realizar implantes dentários. Aqui na Santé analisamos os exames do paciente e adiamos a cirurgia até o paciente controlar a glicemia junto ao seu médico.

Entretanto, se o controle da glicose e diabetes se desregular e se manter assim ao longo do tempo, após a finalização do tratamento, o paciente pode perder o seu implante dentário depois de alguns anos.

A diabetes não controlada dificulta a remodelação do osso ao redor do implante e favorece infecções causadas por bactérias presentes na boca, gerando perda óssea e problemas ao implante.

2) Tabagismo, Cigarro e a Perda de Implantes Dentários

O cigarro reduz a circulação sanguínea no tecido ósseo e gengival ao redor do implante dentário.

Como consequência, há uma diminuição na oxigenação, o que dificulta a regeneração dos tecidos e favorece a proliferação de bactérias. Esses fatores, em conjunto, podem resultar na perda óssea ao redor dos implantes.

Além disso, estudos científicos mostram que o cigarro também inibe o nosso sistema imunológico, diminuindo nossas defesas naturais contra infecções bacterianas.


3) Bruxismo e Perda do Implante Dentário

O Bruxismo é um grande inimigo dos dentes naturais e dos implantes dentários, a força direcionada contra os implantes quando o paciente range ou aperta os dentes causa fratura dos dentes instalados sobre os implantes e, em raras situações, até mesmo do implante que está dentro do osso.

Portanto, o paciente que tem bruxismo, deve aderir ao Tratamento de DTM, que muitas vezes envolve o uso de uma Placa de Bruxismo para aumentar a vida útil do tratamento de implantes dentários.

4) Má Higienização e Perda do Implante Dentário

O paciente que finaliza um tratamento de implante dentário deve entender que, apesar do implante de titânio ser um material resistente, o osso e gengiva ao redor deles são suscetíveis a agressões.

É de grande importância manter uma boa higienização dos implantes em casa, seguindo as orientações do dentista e tendo o auxílio de produtos complementares como fios dentais especiais, irrigadores bucais e escovas elétricas, que ajudamos o paciente a escolher de forma personalizada.

Além disso, manutenções semestrais para limpeza profissional com o dentista e controle radiográfico dos implantes fazem parte dos cuidados para aumentar a durabilidade dos implantes dentários.

5) Genética e Perda do Implante Dentário

O nosso DNA apresenta variações de pessoa para pessoa. Da mesma maneira que herdamos dos nossos pais e avós tendências para ter doenças como a diabetes e cardiopatias, com a saúde bucal não é diferente.

Algumas variantes genéticas, relacionadas com a nossa resposta imunológica, podem tornar o paciente mais propenso a inflamações, causadas por bactérias que estão na boca, e gerar degradação óssea ao redor dos implantes.

O paciente com tendência genética de perda óssea muitas vezes cita para o dentista que perdeu dentes porque ficaram bambos e que parentes também perderam muitos dentes dessa maneira.

O indivíduo com esse histórico deve intensificar os cuidados com a higienização do dia a dia e manter um rígido acompanhamento de manutenção e limpezas periódicas com o seu dentista.

O que fazer se perder você um Implante dentário?

“Doutor, se um implante falhar, significa que não posso fazer implante?”

De forma alguma!!!  A falha de um implante não impede uma futura tentativa. Em muitos casos, podemos mudar a posição do implante, planejar um enxerto ósseo ou até mesmo repetir o implante na mesma região.

O Importante nesse momento é o dialogo entre dentista e profissional para identificar o que pode ter acontecido e evitar apontamentos de culpa entre  paciente e profissional sem uma boa comunicação.

Na Santé, valorizamos muito o momento da avaliação inicial para verificar infecções bucais e doenças preexistentes do paciente que podem atrapalhar o implante dentário.

Utilizamos tecnologias avançadas e contamos com profissionais especialistas para garantir a qualidade do tratamento.

RESUMINDO: Não existe “rejeição” em implantes dentários. A perda de implantes dentários é rara e, na maioria das vezes, pode ser corrigida.

Tratamentos bem planejados pelo dentista e pacientes que seguem todas as recomendações fazem do implante dentário a melhor e mais e eficaz alternativa para recuperar os dentes perdidos.

Encontre a Santé:

A Clínica Odontológica Santé, localizada na Rua Martim de Carvalho, 723/603 – próximo ao cruzamento da Amazonas com Contorno, você encontra a Clínica Odontológica Santé.

Fale com a Santé:

Clique no botão do WhatsApp no canto inferior direito.

Dicas e Tudo sobre Implantes Dentários em Belo Horizonte

Dentadura Fixa com Implantes Dentários Para Quem Perdeu Todos os Dentes em Belo Horizonte

Preço do Implante Dentário em BH – O que você precisa saber sobre qualidade e quanto custa o implante dentário em Belo Horizonte.

Facebook
Instagram

Comparitlhe:

Artigos Relacionados