Odontofobia: Como cuidar de pacientes com medo de dentista

Entenda os riscos de não ir às consultas odontológicas

Desde criança as pessoas escutam sobre a importância de ir às consultas odontológicas e que uma boa higienização diária é capaz de evitar doenças.

Para grande parte das pessoas, a limpeza é aplicada ao cotidiano com facilidade, porém, muitas outras deixam a saúde bucal de lado quando apresentam problemas por conta da odontofobia e da ansiedade odontológica.

A odontofobia ou medo de dentista é comum em pacientes que tiveram experiências de dor e desconforto anteriores. As crianças também podem apresentar esse medo não somente por experiências passadas, mas pelos pais ou responsáveis expressarem certa ameaça para terem como princípio a higienização bucal em casa.

O Dentista e Sócio Proprietário da Clínica Odontológica Santé, Roberto Gamarano explica que para evitar esse desconforto, é importante que o profissional saiba identificar e assim oferecer a melhor qualidade durante o atendimento odontológico, sem que essa condição interfira no seu bem-estar e cuidado com a saúde bucal.

“É indispensável diferenciar o medo da fobia. O dentista precisa avaliar se o paciente é ansioso ou odontofóbico, pois os sintomas são mais perceptíveis e agressivos “, diz.

Além disso, as pessoas que têm medo de realizar procedimentos odontológicos  estão mais propícias a terem doença periodontal e perda precoce de dentes.Não ir ao dentista pode ter um custo emocional também. “Dentes danificados ou com coloração alterada podem deixar as pessoas inseguras.

Elas podem vir a sorrir menos e a tentar manter as suas bocas parcialmente fechadas quando falarem. Alguns ficam tão envergonhados com os seus dentes que isso chega a impactar a sua vida pessoal e profissional. Geralmente, há uma perda importante de autoestima”, destaca Roberto. 

Como lidar com pacientes com odontofobia 

  • Anamnese detalhada;
  • Triagem;
  • Educação para a saúde bucal;
  • Ambiente aconchegante;
  • Estudar sobre Odontofobia e suas causas;
  • Ser atencioso e paciente;
  • Aconselhar ajuda profissional.

 

Visitar o dentista regularmente previne cáries e a perda de dentes, e vai muito além da questão estética. “É muito importante manter a saúde bucal para evitar problemas graves como infecções e até mesmo doenças cardiovasculares. Por essa razão, a odontofobia precisa ser superada, uma vez que quem tem medo de dentista negligencia os cuidados bucais”, conclui o dentista. 

Fonte: Dr. Roberto Gamarano – Dentista e Sócio Proprietário da Clínica Odontológica Santé  – www.clinicaodontologicasante.com.br

 

Fique por dentro das novidades seguindo nossas redes sociais:

Facebook

Instagram

 

Quem leu este artigo leu também:

O que causa o mau hálito (halitose) e como se livrar dele?

Preciso usar fio dental todos os dias?

O que devo saber sobre lentes de contato dental?

O que é Invisalign (alinhadores invisíveis)?

Quando devo extrair meu dente siso?

O que todo paciente precisa saber sobre o tratamento de canal?

Como cuidar da minha dentadura

Perda óssea dentária

Por que um dente tratado de canal pode doer?

Por que não se deve realizar clareamento sem orientação profissional?

Dentadura Fixa/Protocolo – Tudo que você precisa saber

Por que preciso de uma Peça de Porcelana após o tratamento de canal?

Quando preciso de enxerto ósseo para implante?

Cuidados após um Traumatismo Dentário

Comparitlhe:

Artigos Relacionados