Cárie, o que é e como prevenir?

Você sabe como a cárie se desenvolve?

Ela é causada por bactérias que produzem ácidos capazes de corroer o dente. Tudo facilmente acontece com uma ingestão frequente de alimentos doces e ácidos. Para se livrar da doença, o melhor caminho é iniciar o tratamento logo quando as bactérias ainda estão se desenvolvendo. Mas, para isso, é preciso visitar regularmente o Dentista.

Você sabia que a cárie tem diferentes estágios?

As manchinhas brancas são o primeiro sinal aparente da cárie e podem indicar a que ponto o problema bucal já está desenvolvido. Nesse estágio a doença cárie pode ser paralisada pelo cirurgião dentista. O próximo sinal serão as cavidades. Essas são pequenas bolinhas marrons que ficam na superfície do dente, podendo chegar até o interior dele. Primeiro, elas podem perfurar o esmalte dentário, a primeira proteção do dente, e depois a dentina, o que pode causar muita dor ao paciente.

Caso não seja tratada ainda nesses estágios, a cárie pode evoluir para lesão na polpa do dente, necessitando de um tratamento mais invasivo, como o tratamento endodôntico ou o canal.

Como tratar a cárie?

O tratamento sempre vai variar de acordo com o momento de formação da cárie. Se o paciente procurar ajuda odontológica ainda no início do problema, ou seja, quando há a presença apenas das manchas brancas, o tratamento é feito com a remineralização das lesões, usando fluoreto. Se o problema já tiver evoluído, deve-se procurar pela restauração. Remove-se todo o tecido cariado e fecha-se o local com material restaurador, como resina composta. Mas, verdade seja dita: o melhor tratamento para qualquer paciente é a prevenção! O paciente deve ter uma dieta equilibrada, higiene bucal satisfatória e visitas periódicas ao dentista.

A clínica odontológica Santé possui profissionais capacitados para prevenir, diagnosticar e tratar a doença cárie. Faça-nos uma visita!

#dentista #clinicaodontologicasante #dentistanosantoagostinho #clinicasante #odontologia #dordedente #carie

Comparitlhe:

Artigos Relacionados