Durante o desenvolvimento infantil, os dentes de leite vão dando lugar a dentição definitiva, e ai, percebe-se que o novo sorriso do seu filho já não parece tão alinhado quanto antes. Deixar a visita ao ortodontista para depois não é a melhor alternativa para o problema.
Mas quando é a hora certa de levar uma criança ao ortodontista?
O nosso especialista em ortodontia, recomenda que por volta dos 7 anos de idade seja realizada uma avaliação ortodôntica. Quanto mais precoce essa avaliação, melhor a indicação de tratamento, se necessário. É importante que o paciente seja tratado de forma multidisciplinar, devendo muitas vezes ser encaminhados também para outros profissionais como médico otorrino, fonoaudiólogos ou fisioterapeutas.
Quando detectamos a necessidade e a criança está na idade adequada podemos iniciar ainda em fase pré-escolar o uso de aparelhos móveis – ortopédicos. Estes aparelhos agem na estimulação das bases ósseas, reequilibrando a posição dos dentes.
Nem sempre o fato de encontrar apenas um ou dois dentes tortos é o suficiente para iniciar o tratamento em pacientes tão jovens. Por isso toda a oclusão deve ser considera, ou seja: a relação da arcada superior com a inferior, encaixe dos dentes, o formato de toda a arcada, o perfil facial, padrão de crescimento facial, as estruturas das articulações temporomandibulares, os movimentos da mandíbula, padrão de deglutição, musculatura da face, lábios e língua. Tudo isso é analisado pelo especialista.
Depois, de certa idade, em geral, depois 12/13 anos somente o uso do aparelho fixo ou cirurgia podem ajudar na correção do posicionamento dos dentes na arcada. Portanto, a visita por volta dos 7 anos de idade pode fazer que o tratamento com aparelho fixo seja muito mais simples e rápido.
#aparelhodentalinfantil #dentesdeleite #aparelhoparacrianças #aparelhodental #ortodontiainfantil #dentistaNoSantoAgostinho